Defeitos mais Comuns

Defeitos mais Comuns

Informa código de erros através de LCD ou painel de LEDs:

Consulte o manual do usuário ou no manual técnico se houver o que significa o código apresentado e em que localização da impressora o mesmo se encontra.

Exemplos:

  • PAPER JAM: Atolamento de papel dentro da Impressora;
  • MEMORY REQUIRED: Requisição de memória;
  • OPEN OR NO CARTRIDGE: Porta aberta ou sem cartucho;
  • FUSER ERROR: Erro de aquecimento no fusor, normalmente causado por queima da lâmpada, thermistor, fusível térmico de proteção ou variações na rede elétrica.

Impressora não liga:

Cabo de força ou estabilizador desligado, tampas abertas ou placa fonte queimada ligado na tensão errada do equipamento.

Solução:

  • Verifique os cabos, conexões e se a tomada esta energizada na tensão correta
  • Abre e fecha todas as portas da impressora
  • Solicite Assistência Técnica e substitua a placa queimada

Impressora liga mas não imprime:

Falta papel na bandeja, drive de impressão defeituoso, falta de toner ou código de erro no visor da impressora.

Solução:

  • Adicione papel novo e seco na bandeja;
  • Substitua o drive de impressão correto com o modelo utilizado;
  • Verifique se o cartucho esta vazio e substitua;
  • Registre qual mensagem aparece no visor e solicite atendimento técnico.

Falha de caracteres, impressão sai com riscos ou borrões na vertical ou na horizontal:

Drive de impressão errado, sujeira no vidro de originais, cartucho de toner vazando ou danificado, unidade fusor com os rolos gastos ou rolo de carga e transferência ruim.

Solução:

  • Substitua o drive de impressão correto com o modelo de impressora a ser utilizada;
  • Limpe o vidro de exposição com álcool e um pano limpo;
  • Se for possível teste com outro cartucho de toner para isolar o defeito ou substitua;
  • Sujeira, poeira ou pó de toner derramado no Interior da impressora e no caminho do papel desde a entrada na bandeja até a saída, se possível aspire ou limpe com pincel ou um pano;
  • Utilize o método de parar a impressão no meio antes que a folha entre na unidade fusora, se o defeito na impressão já existir é sinal que o defeito é gerado antes do fusor e que este não é a causa, porém, se o defeito só aparecer após a folha passar pelo fusor é sinal de que os rolos fusor ou pressor podem estar causando o defeito, substitua a unidade fusora;
  • Defeitos ou desgastes nos rolos de carga e de transferência substitua o kit de manutenção;
  • Solicite sempre uma avaliação técnica do seu equipamento, um profissional qualificado o orientará sobre o plano de manutenção, durabilidade e vida útil das peças de seu equipamento.

Cópias e Impressões Claras ou Amassadas:

Papel úmido ou de qualidade inferior, rolo de pressão do fusor deformado ou aterramentos contatos internos.

Solução:

  • Faça um teste prático, imprima a mesma folha frente e verso, se a qualidade melhorar significa que o papel está úmido, substitua o papel de uma resma nova fechada;
  • Se com o papel novo de outro fabricante continuar saindo amassada, substitua a unidade fusora;
  • Verifique os contatos internos ou solicite atendimento técnico.

Impressora agarra papel constantemente e fica dando erros de atolamento de papel ou puxa mais que uma folha:

Desgaste nos roletes de tração e separação de papel, configuração do papel no equipamento e no Drive de impressão, unhas do fusor ou papel úmido.

Solução:

  • Substitua as peças gastas;
  • Verifique se as configurações de papel estão corretas no equipamento e no drive da impressora;
  • Substitua as unhas gastas do fusor;
  • Se há umidade no papel, teste com outra resma de papel.

Impressora informa atolamento, mas não tem papel preso:

Sensor com defeito, atuador do sensor travado ou roletes não puxa papel da gaveta.

Solução:

  • Limpe os roletes da gaveta;
  • Verifique os atuadores e sensores de registro e saída do fusor;
  • Solicite atendimento técnico.

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